sexta-feira, 3 de maio de 2013


                          
Abordaremos a seguir um dos temas mais importantes para todo ser humano,que é a QUÍMICA AMBIENTAL,pois ela envolve vários aspectos que influenciam e agem diretamente sobre as nossas vidas,se você não tem ideia do que estou falando,leia a seguir e entenda,pois algumas de suas atitudes estão causando esses problemas.

                                O SER HUMANO E A ATMOSFERA
O enorme consumo de energia e matéria-prima por parte de nós ser humanos altera a natureza,destruindo-a.
O controle do que é lançado na atmosfera,é hoje objeto de estudo e de acordos para evitar possíveis desastres ou situações irreversíveis no futuro.Além das comuns atividades naturais algumas atividades humanas podem gerar substâncias que alteram a temperatura e a composição da atmosfera,interferindo no clima da Terra.Essas mudanças podem provocar o aumento do efeito estufa e a destruição da camada de ozônio entre outros efeitos que citaremos a seguir.
                        
                                 AQUECIMENTO GLOBAL
 Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos o aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozôniodióxido de carbonometano, óxido nitroso e  monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
Consequências:

-         Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
-         Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
-         Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
-         Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças. 



                          
CAMADA DE OZÔNIO
A camada de ozônio protege a Terra contra os efeitos nocivos da radiação solar, absorvendo os raios ultravioletas (UV) irradiados pelo Sol, que é prejudicial aos animais e vegetais que aqui vivem, pois eles podem causar danos na pele, como câncer; nos olhos, como a catarata; e também alterar o funcionamento celular das plantas. A camada funciona como um “protetor solar” natural e sem ela não existiria os seres vivos.
Essa camada é composta pelo gás ozônio (O3), um gás rarefeito que reage facilmente com outros compostos químicos, principalmente com o cloro. Está localizada na camada atmosférica chamada estratosfera, cerca de 20 a 35 quilômetros da superfície terrestre.
O buraco na camada de ozônio é um processo que ocorre normalmente na Terra durante certas épocas do ano e que depois desaparece. A ocorrência do buraco é nas regiões polares do Ártico e Antártida, já que o frio facilita a transformação química dos elementos que reagem com o ozônio.
Mas nas últimas décadas esse buraco aumentou e começou a não desaparecer, isso porque o ser humano intensificou o aumento desse buraco através da produção exagerada de gases poluentes na atmosfera. O exemplo mais comum de gás poluente é o gás CFC (clorofluorcarbono), que reage facilmente com o ozônio (O3), que foi muito utilizado na indústria em geladeira, freezer e spray aerossol.
Hoje ocorre no mundo todo um processo de substituição desse gás CFC e de outros gases poluentes da atmosfera terrestre na tentativa de reduzir o tamanho do buraco na camada de ozônio e, dessa forma, proteger os seres vivos das ações nocivas da radiação ultravioleta.
 



                                                    EFEITO ESTUFA
Do total de raios solares que atingem o planeta, quase 50% ficam retidos na atmosfera; o restante, que alcança a superfície terrestre, aquece e irradia calor. Esse processo é chamado de efeito estufa.
Apesar de o efeito estufa ser figurado como algo ruim, é um evento que ocorre naturalmente e  que favorece a proliferação da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, certamente não teríamos tantas variedades de vida. Porém, estudos realizados recentemente por pesquisadores e cientistas, têm indicado que ações do homem , têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO2.Que  é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis usados em veículos automotores movidos à gasolina e óleo diesel. Esse não é o único agente que contribui para emissão de gases, existem outros como as queimadas em florestas, pastagens e lavouras após a colheita.
Com o intenso crescimento da emissão de gases e também de poeira que vão para a atmosfera, certamente a temperatura do ar terá um aumento de aproximadamente 2ºC em médio prazo. Caso não haja um retrocesso na emissão de gases, esse fenômeno ocasionará uma infinidade de modificações no espaço natural e, automaticamente, na vida do homem. Dentre muitas, as principais são:

• Mudanças climáticas drásticas, onde lugares de temperaturas extremamente frias sofrem elevações e áreas úmidas enfrentam períodos de estiagem. Além disso, o fenômeno pode levar áreas cultiváveis e férteis a entrar em um processo de desertificação.
• Aumento significativo na incidência de grandes tempestades, furacões ou tufões e tornados.
• Perda de espécies da fauna e flora em distintos domínios naturais do planeta.
• Contribuir para o derretimento das calotas de gelo localizadas nos polos e, consequentemente, provocar uma elevação global nos níveis dos oceanos.

 Em razão de os gases se acumularem na atmosfera, a irradiação de calor da superfície fica retida na atmosfera e o calor não é lançado para o espaço; dessa forma, essa retenção provoca o efeito estufa artificial. Abaixo um esboço de como ocorre o efeito estufa natural e artificial ou provocado pelo homem.

POLUENTES ATMOSFÉRICOS

                Qualquer contaminação do ar por meio de desperdícios gasosos, líquidos, sólidos, ou por quaisquer outros produtos que podem vir (direta ou indiretamente) a ameaçar a saúde humana, animal ou vegetal, ou atacar materiais, reduzir a visibilidade ou produzir odores indesejáveis pode ser considerada poluição atmosférica. 
Muitos dos poluentes são originados por fontes diretamente identificáveis como por exemplo: o Dióxido de Enxofre que tem como origem as centrais termoelétricas a carvão ou petróleo. Existem outros casos nos quais a origem é bem mais remota e os poluentes formam-se a partir da ação da luz solar sobre materiais bastante reativos. Para este caso temos o exemplo do Ozônio que é um poluente muito perigoso quando constituinte do chamado ''smog''. O Ozônio é produto das interações entre Hidrocarbonetos e Óxidos de Azoto quando sob a influência da luz solar. Mas mesmo sem conseguir identificar objetivamente a sua origem sabe-se que o Ozônio tem sido causa de grandes danos sobre campos de cultivo.
        Por outro lado, as descobertas, na década de 80, de poluentes, tais como os Clorofluorcarbonetos, que estão causando perdas na camada de Ozônio (onde este é mais do que benéfico) que protege a Terra, vieram a despopularizar o uso de produtos contendo CFCs e é alvo de grandes campanhas na atualidade cujos resultados bastante positivos estão à vista. Apesar de tudo não se sabe se as ações tomadas de forma a preservar a camada de Ozônio foram à tempo de evitar um desastre
.
       Muitos desses poluentes são lançados, pelas indústrias e automóveis , e muitas empresas estão na busca para adotar uma fonte de energia mais sustentável para diminuir ou zerar a quantia desses poluentes na atmosfera. 

 
                   


                                    INVERSÃO TÉRMICA
È na troposfera,camada da atmosfera em que estamos mergulhados, que ocorrem todos os fenômenos que afetam o clima,sua temperatura diminui com a altitude:1ºC a cada 100m aproximadamente,algumas vezes ocorrem inversão térmica:ao invés de diminuir,a temperatura aumenta com a altitude.Nesses casos, o deslocamento vertical da massa de ar é interrompido,quanto mais prócimo da superfície ocorrer o fenômeno , maior será a concentração dos poluentes na região afetada.Grandes cidades principalmente no inverno sofrem com a inversão térmica, que muitas vezes pode ser notada visualmente:O ar contaminado com partículas em suspensão apresentam coloração diferente com a da atmosfera.

 
                               
                              
UMIDADE RELATIVA

Todos esses acontecimentos citados a cima, interferem grandemente em um aspecto que todos nós podemos sentir facilmente, que é a umidade relativa do ar,pois ela indica a quantidade de vapor de água na atmosfera a uma determinada temperatura.Você já deve ter notado que, em geral os dias quentes são mais úmidos que os dias frios,isso porque a capacidade da atmosfera de reter água depende da temperatura.
Quando você assiste na “TV” que a umidade relativa é de 30% isso significa que a atmosfera contém 30% de vapor de água em relação ao que poderia ter a temperatura considerada.Quando é 100%, a atmosfera está saturada ou seja a pressão parcial de vapor de água que existe na atmosfera é igual a da água naquela temperatura.

                                           AS ÁGUAS
Podemos citar também sobre as águas , que é um elemento importantíssimo para a vida e desenvolvimento das espécies, a água doce disponível no planeta é cerca de 3% do volume total existente,em média um ser humano consome cerca de 40L a 50L de água para higiene pessoal é doméstica.Quando utilizada para as vidersas atividades domésticas(banho,limpeza da casa, carro e etc), a água fica poluída, transportando substâncias que comprometem a qualidade da água dos rios ou mar que as recebem. Essa água é denominada esgotos sanitários ou domésticos.A matéria orgânica biodegradável desses esgotos, lançada em rios ou mares sem tratamento adequado, consome o oxigênio dissolvido a essas águas essencial a vida dos organismos aquáticos.
Para esses problemas foram criadas estações de tratamento de águas, a água que consumimos passa por diversos processos para que possa ser consumida.

Ela é captada em rios e levada para estações de tratamento, onde é tornada bebível e vai para reservatórios para ser distribuída pela rede de transporte da Sabesp(em São Paulo, e por outras empresas em outros estados). Outro problema é a poluição nos rios,indústrias descartam as resíduos tóxicos, e poluentes , consequentemente sujando os rios e poluindo uma boa parte da água potável que nos resta.


                                           CONCLUSÃO
Finalmente podemos concluir que tudo isso que está acontecendo é devido a ação do homem, que não se preocupa com os males que tem feito com a natureza,prejudicando o nosso bem maior e causando efeitos até irreversíveis,mas que não seja por isso,sejamos conscientes e façamos nossa parte,pois se cada um fizer um pouco o mínimo que seja já estaremos gerando mudança,então você que está lendo até aqui pense bem nas suas atitudes e mude-as pois você estará preservando o planeta para as próximas gerações.



                                   DIÁRIO DE BORDO
           Iniciei as pesquisas 20/04
           Estruturei os tópicos a serem abordados 22/04
           Criei o blog 27/04
           Postei no blog 03/05


                                  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.brasilescola.comhttp://www.suapesquisa.comhttp://educar.sc.usp.brLivro química (editora ática)http://www.uenf.br
http://www2.iq.usp.br/ambiental/
http://www.portaleducacao.com.br     

Nenhum comentário:

Postar um comentário