quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CARVÃO MINERAL:Outra fonte de energia e matéria prima

                             Origem e formação
O carvão mineral é uma rocha sedimentar combustível,de cor preta ou marrom e composto basicamente por carbono. É formado através do soterramento de troncos,raízes,galhos e folhas de árvores(processo que leva milhões de anos),somando isso a temperatura e pressão elevadas e pouco oxigênio ocorre o processo de carbonização.
Os depósitos de carvão podem apresentar diferentes quantias de carbono em sua estrutura recebendo os nomes de:  
turfa,linhito,hulha,antracito e grafite.
O carvão passou a ser muito utilizado a partir da Primeira revolução Industrial(século XVIII),sendo o principal combustível das máquinas a vapor,posteriormente (no fim do século XIX),o vapor passou a ser aproveitado na produção de energia elétrica. Com o tempo foi substituído por outros combustíveis fósseis como o petróleo e gás natural.
O carvão mineral pode ser usado na indústria(principalmente siderúrgica) e na produção de energia elétrica.O carvão é o combustível fóssil com maior disponibilidade do mundo. as reservas totalizam 847,5 bilhões de toneladas,quantidade suficiente para atender a produção atual por 130 anos. 


                     Carvão: Fonte de Substâncias Aromáticas

A hulha é uma fração do carvão que é submetida a pirólise(destilação) obtém-se quatro frações,sendo uma gasosa,duas líquidas e uma sólida.
A finalidade da destilação da hulha é de obter-se hidrocarbonetos  aromáticos:Benzeno,tolueno,naftaleno,antraceno,fenantreno entre outros.
Alcatrão de hulhaé a principal fonte natural de obtenção dos compostos aromáticos e ao passar por uma destilação fracionada dá origem a cinco frações, que permitem fornecer matérias-primas para inúmeros produtos químicos, como medicamentos, plásticos, tintas, produtos de limpeza, pavimentação de ruas (piche), etc. As cinco frações são:

 • Óleo leve(2%) - benzeno tolueno, xileno;
 • Óleo médio(12%) - fenol, cresóis, etc.;
 • Óleo pesado(10%) - Naftaleno e seus derivados;
 •Óleo de antraceno(25%)-antraceno, fenantreno, carbazol, criseno                •  Piche (51%) - Hidrocarbonetos de massa molar elevada.


                             Hidrocarbonetos aromáticos

Anteriormente descobrimos mais sobre a fração do carbono que possui substâncias chamadas Hidrocarbonetos Aromáticos mas o que isso quer dizer?Significa que são substâncias formadas apenas por hidrogênios e carbonos que se ajuntam num composto cíclico com ligações simples e duplas alternadas, denominada de anel benzênico.
Os hidrocarbonetos aromáticos geralmente são tóxicos.
São apolares em relação a água, isto é; são insolúveis em água.
Geralmente apresentam aroma (cheiro).

Compostos Com Anéis Benzênicos

O que são Compostos com anéis benzênicos??? São aqueles que além de hidrogênios e carbonos, também apresentam outros elementos químicos, ou outros compostos cíclicos na sua estrutura molecular.
O anel benzênico é uma estrutura cíclica hexagonal com 6 carbonos ligados com duplas ligações, alternando-se com ligações simples entre esses carbonos. 
A estrutura do anel pode ser representada pelas fórmulas: 
  


EXEMPLOS DE COMPOSTOS QUE POSSUEM O ANEL BENZÊNICO
o naftaleno é um composto de partida para o fabrico de muitos produtos químicos, como por exemplo o ácido ftálico, corantes, plásticos, solventes (tetralina,decalina) derivados halogenados do naftaleno (inseticidas, fungicidas e impregnantes para madeira).



Paracetamol é um fármaco com propriedades analgésicas.

Para saúde humana é carcinogênico, no entanto, tem o seu uso na síntese de corantes, de drogas e de explosivos.

                              Conclusão

Embora toda produtividade do carvão,ele é um dos combustíveis mais agressivos ao meio ambiente,a ocupação do solo exigida pela exploração de jazidas,por exemplo,interfere na vida da população ,nos recursos hídricos,na flora e fauna locais.O efeito mais severo é o volume de emissão de gases com nitrogênio e gás carbônico.Pesquisas apontam que o carvão é o responsável por entre 30% a 35% do total de emissões de CO2.
Através deste trabalho foi possível descobrir o que são hidrocarbonetos e que uma substância formada pelos mesmos elementos químicos pode formar substâncias de utilidades totalmente diferentes sendo beneficientes para o ser humano ou até tóxicas e cancerígenas.

CURIOSIDADES SOBRE O CARVÃO









                                                Referências  Bibliográficas

http://www.aneel.gov.br/
http://www.algosobre.com.br/quimica/carvao.html
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA3S0AJ/quimica-organica-aromaticos-reacoes-eletrofilicas-aromaticas
Livros: Coleção de Química objetivo e Anglo

quinta-feira, 13 de junho de 2013

PETRÓLEO

                         Um pouco de História...


Não se sabe ao certo quando essa matéria prima despertou a atenção do homem.
Referências levam a crer que o petróleo é conhecido do homem há 4 mil anos a.C. Foi descrito por Plínio em sua História Natural e, segundo Heródoto, grande historiador do século V a.C, Nabucodonosor usou o betume como material de liga na construção dos célebres jardins suspensos da Babilônia.Há relatos na bíbilia que petróleo foi usado na Torre de Babel e na Arca de Noé (Gênesis - cap. 6, V. 14) como asfalto, para sua impermeabilização.

Até Alexandre o Grande ficou impressionado com o fogo que queimava constantemente,

Milênios antes de Cristo, o petróleo era transportado, vendido e procurado como útil e precioso produto comercial. No entanto, foi apenas no século XIX, nos EUA, que o petróleo teve seu marco na indústria moderna. Isso graças à iniciativa do americano Edwin L. Drake, que, após varias tentativas de perfuração, encontrou petróleo.
                         Origem do petróleo

  O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. O tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram-no em massas homogêneas viscosas de coloração negra, denominadas jazidas de petróleo.
 
A hipótese mais aceita leva em conta que, com o aumento da temperatura, as moléculas do querogênio começariam a ser quebradas, gerando compostos orgânicos líquidos e gasosos, num processo denominado catagênese. Para se ter uma acumulação de petróleo seria necessário que, após o processo de geração e expulsão, ocorresse a migração do óleo e/ou gás através das camadas de rochas adjacentes e porosas, até encontrar uma rocha selante e uma estrutura geológica que detenha seu caminho, sobre a qual ocorrerá a acumulação do óleo e/ou gás em uma rocha porosa chamada rocha reservatório.


há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas ao longo de milhões de anos. Substância inflamável, possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).Geralmente, o petróleo aproveitado pelas civilizações antigas era aquele que aflorava à superfície do solo. Uma das peculiaridades do petróleo é a migração, ou seja, se ele não encontrar formações rochosas que, por serem impermeáveis, o prendam, sua movimentação no subsolo será constante, com a conseqüente possibilidade de aparecer à superfície.
A partir de 1920 os transportes terrestres, marítimos e aéreos passaram a consumir quantidades cada vez maiores do novo combustível.
Em 1930 surgiu a indústria petroquímica tendo como base o petróleo, para produzir numerosos equipamentos, objetos, produtos, etc.
    
                              Extração

O processo de extração é dividido em três partes:
1)Localização: Estuda-se área onde há indícios de petróleo (por meio de análises detalhadas do solo e subsolo),com a ajuda de alguns equipamentos o Gravímetro: detecta sutis variações na gravidade que indicam o fluxo subterrâneo do petróleo;Magnetômetros: mede minúsculas mudanças no campo magnético, também causadas pelo fluxo do petróleo;Sniffers (farejadores): narizes eletrônicos que detectam a presença de hidrocarbonetos (constituintes do petróleo);ismólogos: esses aparelhos criam ondas de choque que passam pelas rochas e depois são refletidas para a superfície. Essas ondas podem ser criadas por canhões de ar comprimido, que disparam pulsos de ar na água e, por meio de hidrofones, captam as ondas refletidas. Também é possível utilizar detonações com cargas explosivas no solo ou caminhões impactadores que golpeiam chapas pesadas dispostas no solo.

2)Perfuração: 
Essa perfuração, que pode atingir profundidades de 800 a 6.000 metros, é feita em terra por meio de sondas de perfuração e no mar com plataformas marítimas (imagem). As torres de perfuração podem ter uma broca simples com diamantes industriais; ou um trio de brocas interligadas com dentes de aço.

                                                       plataforma marítima

É possível visualizar , que são necessários uma bomba de lama  e um tanque de lama . Isso ocorre porque uma lama especial resfria as brocas durante a perfuração. Além de lubrificar o sistema, ela traz para a superfície rochas que serão analisadas.
                                           
3)Extração: Depois de identificar, através de estudos geológicos, a presença de uma rocha rica em petróleo, o local é isolado e começam as escavações. Ao atravessar a rocha sedimentar, a sonda usada para escavar chega à camada petrolífera, neste momento o petróleo é jorrado para fora da jazida. Você sabe por quê? A pressão é explicada pela presença de gases componentes do petróleo.
Este processo é parecido com o usado para cavar poços artesianos, mas neste caso a busca não é por um líquido transparente (água), é por um líquido denso, oleoso, escuro e cheio de impurezas. É exatamente assim que o petróleo é encontrado, e só depois é purificado nas torres de fracionamento.
O método usado para obter petróleo de diferentes formas é a destilação fracionada, é ela a responsável por termos gás para a preparação de alimentos, combustíveis para abastecer automóveis, aviões, navios. Como se vê, o petróleo é uma rica fonte de energia, daí o porquê de ser considerado tão importante para a economia mundial.


                                                                Refino

É chamada de refinaria de petróleo a instalação industrial construída com o objetivo de realizar a limpeza e o refino do óleo cru extraído, transformando-o em diferentes subprodutos derivados do petróleo, como combustíveis – gasolina, óleo diesel, gás de cozinhaquerosene; lubrificantes – óleos e graxas; matéria-prima de anti-sépticos, fertilizantes,detergentescerasaguarrásasfaltocoquediesel, gasolina, GLP, nafta, querosene, querosene de aviação e mais uma série de produtos com destaque para o plástico.
Brasil possui hoje catorze refinarias de petróleo, que juntas são responsáveis pelo processamento de cerca de 1,7 milhão de barris de petróleo por dia. Os especialistas afirmam que a importância das refinarias de petróleo é tanta que estas constituem a base industrial da Era Moderna.
O petróleo assim que é retirado do solo, porém, quase não tem utilização alguma, mas depois de passar por diversos tratamentos químicos e físicos, torna-se de grande utilidade. É exatamente nesse ponto que se torna indispensável o trabalho de beneficiamento realizado pelas refinarias.
Para realizar seu trabalho, a refinaria recebe o petróleo em sua forma primária, o chamado óleo cru, que vem das plataformas de extração. O transporte é feito a partir de oleodutos, sendo guardado em tanques de armazenamento, de onde partirá para ser processado
 Acompanhe o destilamento do petróleo e veja como diferentes subprodutos são obtidos a partir do aumento de temperatura:

P.E.(°C)ComposiçãoSubproduto
20°C1 a 4  CGás
70°C5 a 9  CNafta
120 °C5 a10  CGasolina
170 °C10 a 16  CQuerosene
270 °C14 a 20 CDiesel
340 °C20 a 50 CLubrificante
500 °C20 a 70 CÓleo comb.
600 °Cacima 70 CAsfalto


Demonstração: O Óleo combustível é um subproduto obtido a 500° Celsos (°C), nesta faixa de temperatura são destilados hidrocarbonetos que contem de 20 a 70 carbonos.
Esta destilação só é possível devido ao princípio: Quanto menor a molécula de hidrocarboneto, menor é a sua densidade e temperatura de evaporação.
A partir desses produtos podemos concluir que o petróleo é uma rica fonte de carbono e energia.

                            Curiosidades..
crise do petróleo aconteceu em cinco fases, todas depois da Segunda Guerra Mundial provocada pelo embargo dos países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e Golfo Pérsico de distribuição de petróleopara os Estados Unidos e países da Europa.

Primeira  Ocorreu em 1956 depois que o presidente do Egito na época Gamal Nasser nacionalizou o Canal de Suez até então propriedade de uma empresaAnglo-Francesa. O canal é uma importante passagem para exportação de produtos da região para países ocidentais, pelo que em virtude dessa crise, o abastecimento foi interrompido, com o bloqueio do Canal, levando a um aumento súbito do preço do petróleo.

Segunda  Aconteceu em 1973 em protesto pelo apoio prestado pelos Estados Unidos a Israel durante a Guerra do Yom Kippur, tendo os países árabes organizados na OPEP aumentado o preço do petróleo em mais de 300%.

Terceira  Ocorreu durante a crise política no Irã e a consequente deposição de  Reza Pahlevi o que desorganizou todo o setor de produção no Irã, onde os preços aumentaram em mais de 1000%. Na sequência da Revolução iraniana, travou-se a Guerra Irã-Iraque, na qual foram mortos mais de um milhão de soldados de ambos os países, tendo o preço disparado em face da súbita diminuição da produção de dois dos principais produtores mundiais.

Quarta  Foi a Guerra do Golfo em 1991, depois que o Iraque governado por Saddam Hussein ter invadido o país vizinho Kuwait, um dos maiores produtores de petróleo do mundo. Com a invasão das forças militares dos EUA e dos países aliados, os iraquianos foram expulsos do Kuwait. Contudo incendiaram alguns poços de petróleo do emirado provocando uma crise econômica e ecológica..


Maiores produtores A produção anual do mundo atinge a 24 bilhões de barris, consome-se 23 bilhões e 1 bilhão ficam em depósitos. As reservas existentes no mundo são calculadas em aproximadamente 1 trilhão de barris de petróleo, 67% se encontram no Oriente Médio

Países % Percentagem
Golfo Pérsico21,76
Europa14,53
Américas18,52
Ásia3,62
África2,51
Outros39,06

Referências
http://www.vestibulandoweb.com.br
http://www.brasilescola.com/geografia/petroleo.htm
http://www.ebah.com.br
http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/perfil/atividades/exploracao-producao-petroleo-gas/
http://cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1A/historia.html

sexta-feira, 3 de maio de 2013


                          
Abordaremos a seguir um dos temas mais importantes para todo ser humano,que é a QUÍMICA AMBIENTAL,pois ela envolve vários aspectos que influenciam e agem diretamente sobre as nossas vidas,se você não tem ideia do que estou falando,leia a seguir e entenda,pois algumas de suas atitudes estão causando esses problemas.

                                O SER HUMANO E A ATMOSFERA
O enorme consumo de energia e matéria-prima por parte de nós ser humanos altera a natureza,destruindo-a.
O controle do que é lançado na atmosfera,é hoje objeto de estudo e de acordos para evitar possíveis desastres ou situações irreversíveis no futuro.Além das comuns atividades naturais algumas atividades humanas podem gerar substâncias que alteram a temperatura e a composição da atmosfera,interferindo no clima da Terra.Essas mudanças podem provocar o aumento do efeito estufa e a destruição da camada de ozônio entre outros efeitos que citaremos a seguir.
                        
                                 AQUECIMENTO GLOBAL
 Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos o aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozôniodióxido de carbonometano, óxido nitroso e  monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
Consequências:

-         Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
-         Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
-         Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
-         Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças. 



                          
CAMADA DE OZÔNIO
A camada de ozônio protege a Terra contra os efeitos nocivos da radiação solar, absorvendo os raios ultravioletas (UV) irradiados pelo Sol, que é prejudicial aos animais e vegetais que aqui vivem, pois eles podem causar danos na pele, como câncer; nos olhos, como a catarata; e também alterar o funcionamento celular das plantas. A camada funciona como um “protetor solar” natural e sem ela não existiria os seres vivos.
Essa camada é composta pelo gás ozônio (O3), um gás rarefeito que reage facilmente com outros compostos químicos, principalmente com o cloro. Está localizada na camada atmosférica chamada estratosfera, cerca de 20 a 35 quilômetros da superfície terrestre.
O buraco na camada de ozônio é um processo que ocorre normalmente na Terra durante certas épocas do ano e que depois desaparece. A ocorrência do buraco é nas regiões polares do Ártico e Antártida, já que o frio facilita a transformação química dos elementos que reagem com o ozônio.
Mas nas últimas décadas esse buraco aumentou e começou a não desaparecer, isso porque o ser humano intensificou o aumento desse buraco através da produção exagerada de gases poluentes na atmosfera. O exemplo mais comum de gás poluente é o gás CFC (clorofluorcarbono), que reage facilmente com o ozônio (O3), que foi muito utilizado na indústria em geladeira, freezer e spray aerossol.
Hoje ocorre no mundo todo um processo de substituição desse gás CFC e de outros gases poluentes da atmosfera terrestre na tentativa de reduzir o tamanho do buraco na camada de ozônio e, dessa forma, proteger os seres vivos das ações nocivas da radiação ultravioleta.
 



                                                    EFEITO ESTUFA
Do total de raios solares que atingem o planeta, quase 50% ficam retidos na atmosfera; o restante, que alcança a superfície terrestre, aquece e irradia calor. Esse processo é chamado de efeito estufa.
Apesar de o efeito estufa ser figurado como algo ruim, é um evento que ocorre naturalmente e  que favorece a proliferação da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, pois se a Terra tivesse a temperatura muito baixa, certamente não teríamos tantas variedades de vida. Porém, estudos realizados recentemente por pesquisadores e cientistas, têm indicado que ações do homem , têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO2.Que  é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis usados em veículos automotores movidos à gasolina e óleo diesel. Esse não é o único agente que contribui para emissão de gases, existem outros como as queimadas em florestas, pastagens e lavouras após a colheita.
Com o intenso crescimento da emissão de gases e também de poeira que vão para a atmosfera, certamente a temperatura do ar terá um aumento de aproximadamente 2ºC em médio prazo. Caso não haja um retrocesso na emissão de gases, esse fenômeno ocasionará uma infinidade de modificações no espaço natural e, automaticamente, na vida do homem. Dentre muitas, as principais são:

• Mudanças climáticas drásticas, onde lugares de temperaturas extremamente frias sofrem elevações e áreas úmidas enfrentam períodos de estiagem. Além disso, o fenômeno pode levar áreas cultiváveis e férteis a entrar em um processo de desertificação.
• Aumento significativo na incidência de grandes tempestades, furacões ou tufões e tornados.
• Perda de espécies da fauna e flora em distintos domínios naturais do planeta.
• Contribuir para o derretimento das calotas de gelo localizadas nos polos e, consequentemente, provocar uma elevação global nos níveis dos oceanos.

 Em razão de os gases se acumularem na atmosfera, a irradiação de calor da superfície fica retida na atmosfera e o calor não é lançado para o espaço; dessa forma, essa retenção provoca o efeito estufa artificial. Abaixo um esboço de como ocorre o efeito estufa natural e artificial ou provocado pelo homem.

POLUENTES ATMOSFÉRICOS

                Qualquer contaminação do ar por meio de desperdícios gasosos, líquidos, sólidos, ou por quaisquer outros produtos que podem vir (direta ou indiretamente) a ameaçar a saúde humana, animal ou vegetal, ou atacar materiais, reduzir a visibilidade ou produzir odores indesejáveis pode ser considerada poluição atmosférica. 
Muitos dos poluentes são originados por fontes diretamente identificáveis como por exemplo: o Dióxido de Enxofre que tem como origem as centrais termoelétricas a carvão ou petróleo. Existem outros casos nos quais a origem é bem mais remota e os poluentes formam-se a partir da ação da luz solar sobre materiais bastante reativos. Para este caso temos o exemplo do Ozônio que é um poluente muito perigoso quando constituinte do chamado ''smog''. O Ozônio é produto das interações entre Hidrocarbonetos e Óxidos de Azoto quando sob a influência da luz solar. Mas mesmo sem conseguir identificar objetivamente a sua origem sabe-se que o Ozônio tem sido causa de grandes danos sobre campos de cultivo.
        Por outro lado, as descobertas, na década de 80, de poluentes, tais como os Clorofluorcarbonetos, que estão causando perdas na camada de Ozônio (onde este é mais do que benéfico) que protege a Terra, vieram a despopularizar o uso de produtos contendo CFCs e é alvo de grandes campanhas na atualidade cujos resultados bastante positivos estão à vista. Apesar de tudo não se sabe se as ações tomadas de forma a preservar a camada de Ozônio foram à tempo de evitar um desastre
.
       Muitos desses poluentes são lançados, pelas indústrias e automóveis , e muitas empresas estão na busca para adotar uma fonte de energia mais sustentável para diminuir ou zerar a quantia desses poluentes na atmosfera. 

 
                   


                                    INVERSÃO TÉRMICA
È na troposfera,camada da atmosfera em que estamos mergulhados, que ocorrem todos os fenômenos que afetam o clima,sua temperatura diminui com a altitude:1ºC a cada 100m aproximadamente,algumas vezes ocorrem inversão térmica:ao invés de diminuir,a temperatura aumenta com a altitude.Nesses casos, o deslocamento vertical da massa de ar é interrompido,quanto mais prócimo da superfície ocorrer o fenômeno , maior será a concentração dos poluentes na região afetada.Grandes cidades principalmente no inverno sofrem com a inversão térmica, que muitas vezes pode ser notada visualmente:O ar contaminado com partículas em suspensão apresentam coloração diferente com a da atmosfera.

 
                               
                              
UMIDADE RELATIVA

Todos esses acontecimentos citados a cima, interferem grandemente em um aspecto que todos nós podemos sentir facilmente, que é a umidade relativa do ar,pois ela indica a quantidade de vapor de água na atmosfera a uma determinada temperatura.Você já deve ter notado que, em geral os dias quentes são mais úmidos que os dias frios,isso porque a capacidade da atmosfera de reter água depende da temperatura.
Quando você assiste na “TV” que a umidade relativa é de 30% isso significa que a atmosfera contém 30% de vapor de água em relação ao que poderia ter a temperatura considerada.Quando é 100%, a atmosfera está saturada ou seja a pressão parcial de vapor de água que existe na atmosfera é igual a da água naquela temperatura.

                                           AS ÁGUAS
Podemos citar também sobre as águas , que é um elemento importantíssimo para a vida e desenvolvimento das espécies, a água doce disponível no planeta é cerca de 3% do volume total existente,em média um ser humano consome cerca de 40L a 50L de água para higiene pessoal é doméstica.Quando utilizada para as vidersas atividades domésticas(banho,limpeza da casa, carro e etc), a água fica poluída, transportando substâncias que comprometem a qualidade da água dos rios ou mar que as recebem. Essa água é denominada esgotos sanitários ou domésticos.A matéria orgânica biodegradável desses esgotos, lançada em rios ou mares sem tratamento adequado, consome o oxigênio dissolvido a essas águas essencial a vida dos organismos aquáticos.
Para esses problemas foram criadas estações de tratamento de águas, a água que consumimos passa por diversos processos para que possa ser consumida.

Ela é captada em rios e levada para estações de tratamento, onde é tornada bebível e vai para reservatórios para ser distribuída pela rede de transporte da Sabesp(em São Paulo, e por outras empresas em outros estados). Outro problema é a poluição nos rios,indústrias descartam as resíduos tóxicos, e poluentes , consequentemente sujando os rios e poluindo uma boa parte da água potável que nos resta.


                                           CONCLUSÃO
Finalmente podemos concluir que tudo isso que está acontecendo é devido a ação do homem, que não se preocupa com os males que tem feito com a natureza,prejudicando o nosso bem maior e causando efeitos até irreversíveis,mas que não seja por isso,sejamos conscientes e façamos nossa parte,pois se cada um fizer um pouco o mínimo que seja já estaremos gerando mudança,então você que está lendo até aqui pense bem nas suas atitudes e mude-as pois você estará preservando o planeta para as próximas gerações.



                                   DIÁRIO DE BORDO
           Iniciei as pesquisas 20/04
           Estruturei os tópicos a serem abordados 22/04
           Criei o blog 27/04
           Postei no blog 03/05


                                  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.brasilescola.comhttp://www.suapesquisa.comhttp://educar.sc.usp.brLivro química (editora ática)http://www.uenf.br
http://www2.iq.usp.br/ambiental/
http://www.portaleducacao.com.br